Blog

Presente de Grego

A famosa frase “presente de grego” tem sua origem na famosa Guerra de Troia, um confronto que ocorreu entre 1300 a 1200 a.C.

Após vários anos de conflitos, um mirabuloso plano de Odisseu, guerreiro grego, pôs fim a guerra. Um enorme cavalo de madeira, o conhecido Cavalo de Troia, foi deixado estrategicamente perto do muro da cidade de Troia.

Ao encontrarem o cavalo, os Troianos acharam que aquele artefato era um presente de rendição dos gregos e trouxeram o “PRESENTE” para dentro dos seus muros, quando aquilo na verdade era uma grande armadilha.

Na calada da noite, aproveitando a distração dos troianos, os soldados escondidos no interior do cavalo saíram e abriram os portões. O exército grego invadiu e destruiu completamente a cidade de Troia.

Presente de Grego, a famosa expressão dos dias de hoje

A metáfora contemporânea gerada a partir de informações históricas, descreve todo o tipo de situação onde um suposto benefício se mostra algo prejudicial ou ruim .

A expressão é um alerta para termos atenção para coisas que no primeiro momento parecem boas e positivas, na realidade, pode causar problemas ou nos fazer mau.

O Cavalo de Troia é algo que é usado até nos sistemas de computação nos dias de hoje, e está incorporada na nossa cultura cotidiana. Nos lembrando para sermos cautelosos com o que parece ser, refletindo sobre as consequências escondidas quando for receber algo sem procedência, e que parece algo bom.

Perguntas Frequentes

O que significa a expressão Presente de Grego?

A expressão Presente de Grego, quer dizer que algo aparentemente bom que será ganho (pode ser um presente, benefício ou situação/promoção), na verdade tem malefícios e prejuízos escondidos para quem o receber.

Qual é a origem histórica da expressão?

A expressão tem sua origem na guerra de Troia e foi narrada por Ilíada de Homero. O Cavalo de Troia foi um cavalo de madeira com soldados gregos escondidos, que foi interpretado como presente pelos troianos, e que durante a noite, abriram os portões da fortaleza de Troia, facilitando a destruição da cidade.

Como identificar um Presente de Grego?

É difícil identificar um Presente de Grego, mas algumas dicas devem ser seguidas:
Veja qual é a procedência do presente, quem o deu, e qual sua real intenção.
Se for algum benefício como uma promoção, veja tudo o que envolve essa nova função.

Não tem muito o que possa ser feito, basicamente é refletir e tentar identificar consequências negativas ocultas no presente recebido. Pergunte-se sobre as intenções por trás do presente dado.

Alex Ribeiro Ferreira

Sou jornalista de formação e aventureiro de paixão. Viajo o mundo e levo comigo, uma mochila, um notebook e muita história para contar. Especializado em comércio virtual, aprendi muito trabalhando para os maiores e-commerces do mundo.
Botão Voltar ao topo